segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ponto de venda e 5 segundos para decidir compra

analisar como o ponto de venda conquista o consumidor e como a atitude comportamental desse consumidor, no momento de decidir pela compra,utilizando os sentidos visão,audição , paladar,tato e olfato através de pesquisas realizadas vê no máximo 10% dos produtos expostos e gasta 5 segundos para decidir a compra e as 3 ações no ponto de venda mais usadas ,como elas funcionam,como elas tornaram tao importante para as empresas.

O PONTO DE VENDA

       Para ser bem sucedido no mundo de marketing é necessário criar um valor para o cliente superior ao da concorrência. A maioria dos autores concordam que o planejamento da Ações de Marketing viabiliza o fluxo de mercadorias entre o produtor e o consumidor, de modo a atender as necessidades e desejos do cliente e os objetivos de venda da empresa.
       Procuro neste estudo demonstrar que o conjunto das ferramentas do composto mercadologico; publicidade e propaganda, promoção de vendas, relações públicas e venda pessoal tem se tornado essencial para o ponto de venda, fazendo-se necessário usar armas alternativas e eficazes para atingir o consumidor, principalmente, na hora da decisão de compra. Neste cenário, as atividades de marketing quando usadas isoladamente perdem a força. Ganha quem souber, por meio de um bom planejamento usar o conjunto de ferramentas inter-relacionadas: o marketing mix no ponto de venda
      O ponto de venda  afeta a percepção dos produtos e conforme análise de pesquisas no mercado, 40% dos consumidores já tem efetivamente alguma idéia das marcas que vão comprar quando entram em algum ponto de venda .O merchandising é vital para que os produtos não desapareçam num muro  de itens dentro de área de exposição. Pretendo mostrar que, cada vez mais, se percebe que uma ação dentro de uma área de exposição representa a oportunidade de retorno imediato e concreto de venda. E uma analise de tipos de merchandising dentro de uma área destinada  a produtos e serviços.
       Para o efeito desse estudo, assumi que o Marketing é"o processo de planejar e executar a concepção, estabelecendo preços,promoção e distribuiçao de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfação metas individuais e organizacionais"(AMA, American Marketing Association,1995)
        No decorrer da analise do tema procurei responder as seguintes questões: atividades promocionais direcionadas ao ponto de venda conquistam, cada dia mais espaço dentro do planejamento de marketing da empresas. Por que isto acontece? Por que as ações voltadas para o ponto de venda se tornaram tão importante para as empresas? Por que as empresas estão descobrindo isto? Qual o aspecto mercadologico que mais propiciou o crecimento das verbas para esta área? Como as técnicas praticadas no país podem ser avaliadas para conquistar o consumidor no local da compra? Que tipo de trabalho as empresas vem desenvolvendo para o ponto de venda e o que precisa melhorar? Existe resistência do varejo em aceitar as ações de pdv estipuladas pelas empresas para o ponto de venda ? "O que os olhos não vêem o consumidor não compra"e o que isto significa? Por que o Design em conquistado espaço dentro das atividades de marketing direcionada ao ponto de venda ? Qual e o resultado das mídias alternativas dentro do ponto de venda ? Quais os cuidados que uma empresa deve tomar ao estipular ações deste tipo? A longo prazo , o varejo virtual não pode esfriar esta guerra que começa ser travada pelas empresas pelo ponto de venda? O processo tradicional de compra pode acabar? Ate onde pode-se trabalhar com ponto de venda no marketing mix.Há beneficios? Para qual lado?
        Para que as atividades de marketing sejam exercidas é necessário a ocorrência de alguns elementos básicos que comporão seu mix . Porém, quatro deles são imprescindiveis e sem sua existência não haveria marketing . Conforme Philippe Kotler (1997) os pilares que sustentam o mix , dão a sua configuração e determinam seu composto , são eles : Produto, preço, ponto de venda, promoção.
        Entre a estrategia de marketing e comunicação existente e aqui relacionadas , o ponto de venda ou merchandising ou chamado por alguns autores de propaganda no ponto de venda , este possui características dinâmicas e vivas fazendo com que o produto, praticamente ofereça-se ao consumidor.
        Poderosa ferramenta para a promoção de uma marca, produto ou serviço , o merchandising pode , dependendo do caso, ser mais eficiente na tomada de decisão do consumidor do que uma campanha publicitaria , embora ela faça parte de estrategias de comunicação e marketing ."Uma campanha fantástica na mídia pode perder sua eficacia no ponto de venda se o consumidor não se sentir atraído pelo produto ou pior se ele for seduzido por um concorrente com melhor merchandising" 
Essas ações, quando bem desenvolvidas , constantemente aplicadas e exploradas de modo correto ,constituem-se no estímulo final necessário para a compra aconteça. Quando se trata de merchandising,  planejamento e palavra mágica . O estímulo à decisão de compra do consumidor deve contemplar o produto ou serviço certo, no lugar, tempo, quantidade e preço certos.
         O efeito do merchandising é maior nos produtos de consumo de massa de compra por conveniência e deve ser explorado em todos os períodos de venda do produto, inclusive nas épocas de alta venda , para destacar-se mais dos concorrentes.
          O processo começa antes da promoção, com testes das possíveis variáveis e da mecânica preço, peças de comunicação, estudo da influencia o comportamento de compra e tentativa de prever resultados durantes a promoção, a condição do processo PDV (ponto de venda) e avaliada, o comportamento dos consumidores e observado , o desempenho nas vendas e acompanhado para corrigir desvios(Plano de contingência). Na etapa final, os resultados são avaliados em termos de vendas e de imagem da marca .São apontados os erros e os acertos .
           A estrutura que pretendo apresentar é composta de seis capítulos: o primeiro trata do Marketing Mix no ponto de venda ; o segundo aborda o consumidor em relação a comunicação integrada no ponto de venda ; o terceiro demostra as ações no ponto de venda ;o quarto mostra as  estimulações de marketing para empresa no PDV ; o quinto como design e um elemento fundamental para empresa e o sexto mostra a influencia do varejo virtual e o prazer de ir as compras .
           Assim,  no ponto de venda se faz necessário usar armas alternativas e eficazes para atingir o consumidor , tornado-se uma ferramenta imprescíndivel na hora da decisão de compra. A empresa que sair na frete e souber co um bom planejamento , usar o conjunto de ferramenta do marketing mix interrelacionadas , terá uma grande possibilidade de ganhar essa batalha onde o lucro e objetivo.

domingo, 29 de janeiro de 2012

o que fazer com ponto de venda fisico com o aumento do uso das compras por computador

Nos, vivemos mudanças de mercado desde revolução industrial ,não acho difícil de avaliar e essa nova atitude de mercado , imagine o que  sera daqui alguns anos.Microsoft em sua sede nos Estados Unidos,onde novos projetos estão sendo desenvolvidos o programa "Kinect "onde foi criada uma mesa que projeta versões em 3D de qualquer objeto colocado sobre ela. Essas imagens podem ser manipuladas e que possivelmente a mesa sera utilizada para ajudar nas compras na internet.Antes de adquirir o produto o consumidor pode baixar sua versão e prova-lá com todos seus detalhes como estivesse em um balcão de uma loja