quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ECONOMIA/SOCIEDADE X PDV/MERCHANDISING

        E fundamental encarar o fenômeno de expansão da nova classe media brasileira que beira um contigente de 100 milhões de pessoas, pouco mais que a metade da população .Esses brasileiros, dos quais aproximadamente 32 milhões ascenderão das classes D e E na ultima década, passaram a consumir bens duráveis, mas descobriram também outras necessidade culturais , sociais e econômicas ao se desgarrarem da subsistencia simples.
        Entendemos como classe media , entendemos não apenas a capacidade financeira de comprar um carro zero-quilometro ou um computador, mas a chegada aquele patamar de Weber ou Maslow , em que as pessoas passam a pertencer a grupos que produzem cultura e reproduzem valores da sociedade, que valorizam a educação, buscam informação e acreditam no progresso, lutando para que seus filhos os superem e sejam superados pelos netos.O importante que a pouco tempo isso era só um sonho e hoje eles tem meios para  fazer a diferença
         Hoje temos uma classe media que  não se contenta apenas com qualquer teto próprio, hoje qualquer teto não faz parte do sonho a ser alcançado e agora quer preencher esse lar com bens de qualidade e todo conforto da vida moderna.E quem da esse passo tao largo e firma não esconde o sentimento de realização e mostram-se cidadãos com muito orgulho a onde chegaram.
        Como transformar ou fidelizar esses novos clientes em preferenciais?O que e necessário fazer para conquistar 100 milhões de consumidores que hoje tem dinheiro e vontade de gastar.
        Derepente, todas as empresas passaram a se interessar pela nova classe media.Qual a melhor forma de se comunicar e vender para esse grupo?A pratica tem mostrado que muito do que sempre se considerou como verdade absoluta não passa de mito.
        Durante anos a teoria de que aspiração da classe C era ser como classe A (Teria de Maslow),a verdade que a classe C não esta de olho no rico. Ela tem orgulho de sua origem e esta criando um padrão próprio de consumo.
        Voar não e a ultima conquista de consumo da classe media .Ela compra TVs de LCD ,smartphones,notebooks e cresce no mercado  de serviços na areá de beleza e estética o que seria o ápice de uma vida simples mais realizada.O novo consumidor vai exigir:
  •    Uma estética (design) moderna e alegre sempre de bom gosto e inteligente(o consumidor da classe C foi criado assistindo a publicidade sofisticadas e entende muito bem essa linguagem)
  •    Sempre ter as vantagens centradas no produto e não no status que ele poderá trazer e sempre ter a vista as melhores condiçoes financeiras  (O novo consumidor não quer parecer com a classe A e nem agir como fizesse parte dela)
  •    Importante a valorização dentro da sua região e proximidades e enfase no caminho do que na chegada (valorização do seu bairro e de sua rede social que o ajuda crescer e que faz viver uma fase de entusiasmo diante da possibilidade de sucesso e oportunidade que se abrem a sua frente).
       A grande diferença e no cuidado na utilização das ferramentas do marketing mix .Ele tem uma abragencia ampla e esta sempre em grande mudança e preciso avaliarmos conceitos para uma melhor escolha.Se dividirmos a classe em subgrupos por faixa etária, veremos que na faixa dos 18 a 24 anos as compras não são um problema. Na verdade, os jovens da classe media que emergiu recentemente fazem ate´ mais compras que os da classe A.Os jovens da nova classe media são tao ligados em tecnologia quantos aqueles com a vida economicamente mais tranquila.
       Com certeza, a nova classe media esta se transformando.Tem mais acesso a bens e serviços e novos desejos e sentimentos .Mas seus recursos próprios ainda são precários, assim como os  que o governo poem a sua disposição. E importante não distanciar-se da realidade distorcida e esconder problemas . Enxerguemos a nova classe media como de fato ela e, e não como gostaríamos que fosse.
       
    

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