segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PONTO DE VENDA em relaçao a comunicaçao integrada para consumidor

       Há dois tipos de clientes que participam de trocas comerciais. Primeiro, os compradores organizacionais compram bens e serviços para empresas , orgãos governamentais e outras instituiçoes . E há os consumidores "pessoas",  indivíduos que compram bens e serviços para seu próprio uso ou para presentear outras pessoas e incluem a família que faz compras para satisfazer suas necessidades e desejos, resolver seus problemas ou melhorar sua vida. Para obter esse entedimento, os profissionais de marketing estudam o comportamento ,seus pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores e as influencias sobre ele  que determinam as mudanças. O processo de compra do consumidor inclui cinco etapas:
  1. Reconhecimento da necessidade
  2. Busca de informações
  3. Avaliação das alternativas
  4. Decisão de compra
  5. Avaliação pós-compra
        Quando os consumidores, percebem que tem uma necessidade, o impulso interior para atendê-la é chamado de motivação. Como profissionais de Marketing podemos nos basear em duas teorias para fundamentar o estudo do comportamento do consumidor: as de Freud e as de Maslow.

                                                          Estímulos e Atitudes

           O ser humano possui cinco sentidos. Assim nada mais lógico que explorar a visão, audição, olfato, tato(interação), paladar(degustação) para aumentar as vendas de um produto. O marketing sensorial pode ser uma ferramenta estrategica para atingir a satisfação do cliente, utilizando no momento do consumo, pois , as pessoas vão em busca de experiência e emoção onde tudo não passa de uma questão de percepções, porque para mexer com sentido do consumidor vale tudo.
           Conhecer estes detalhes no momento de consumo pode auxiliar nas decisões de como buscar a melhor solução que ajude o consumidor no momento da compra.
           Existem muitas definições de percepção. Mais coerente com a nossa exposiçao, seria  como as pessoas veem o mundo. Se pedirmos a duas pessoas para descreverem um filme que acabaram de assistir, ouviremos duas historias / interpretações diferentes. Por quê? Se elas viram as mesmas imagens...
            Analisando com detalhes suas frases, as partes escolhidas, as conexões mentais realizadas, veremos que cada um entendeu ou interpretou as imagens conforme seus pontos de vista, ou para usarmos nossa expressao, conforme seus planos pessoais.Tais diferenças serão mais evidentes, quando mais o filme instigar a reflexão e mistério.
            Neste caso descrito (que podemos realizar a qualquer momento em qualquer situação), o que podemos dizer sobre a percepção? Fica claro que e um processo de escolha e interpretação dos estímulos que nos chegam. E um modo de ver e enteder o mundo que nos cerca, incluindo a nós próprios.
            Dia e noite somos colocados em contato com tres fontes de estimulaçao de nossa vida : nosso corpo , nossas idéias ( no sentido amplo,incluindo emoções,sonhos,fantasias) e nosso meio circundante (fisico e social).  A estimulação é tanta que somos obrigados a escolher os estímulos que mais nos interessam.

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