terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tipos de merchandising?dentro e fora no ponto de venda

      É o que consideramos como verdadeiro merchandising foi definido e será melhor abordado nas próximas postagem. Podemos simplificar que funciona como apoio e reforço a comunicação mercadologica de um produto, aproxima o produto do consumidor e aumenta substancialmente a capacidade de giro do produto. Pode ser realizado de varias maneiras como as que explanaremos a seguir:
Exposição promocional(ou em ponto promocional/merchandising) :Carateriza-se pela exposição do produto fora de seu local habitual(gondola ou prateleira) de forma especial, destacando-o pela visualisação e arrumação e importante que a exposição deva seguir algumas regras que utilizarei como exemplos segundo Joaquim Caldeiras (Editora Atlas 1990):
  1. Os produtos devem ganhar destaque
  2. Devem ser expostos em locais de fluxo e tráfego
  3. Deve passar a sensação de vantagem(preço ou condição pagamento)
  4. A exposição deve ser destacada no ambiente onde está
  5. Deve dar a sensação de grande número de unidades de produto
  6. Deve irradiar beleza,simpatia,charme e prender a atenção do consumidor, dando a ele a impressão de que o produto está indo ao encontro dele.

  • A exposição promocional garante excelentes resultados ao produto, proporciona facilidades ao consumidor e beneficios para distribuidor/varejista, tais como:

  1. Transforma a comunicação do produto em vendas
  2. Transformar o ambiente em algo vivo e dinâmico quebrando a monotonia das compras, dando prazer a elas , tornado as mais fáceis e rápidas
  3. Reforço da fidelidade à marca, reforçando sua lembrança e induzindo o consumidora adquirí-lá
  4. Aumenta o giro do produto, estimulando a compra por impulso
  5. Atrair o consumidor, ampliando a fidelização á loja e proporcionando melhores vendas e lucro para distribuidor
  •  A exposição promocional é feita através do produto e do uso de material promocional(de merchandising)podendo ainda ser acrescida da ação de promotores argumentando sobre o produto e ações de demostração e degustação (nos casos possíveis)
      Materiais de merchandising mais utilizados : Faixas de gondolas,display de ponta de gôndola, de parede, de canto, de balcão, bandejas, cartazes(poster,sanduiche,splash,sangrias,etc..)móbile, folheto, stop per,gargantilha, luminosos, relógios digitais de parede ou de teto, dispositivos mecânicos(Robôs,Carrinhos,etc..)balcão de degustação,indicadores,baloes,letreiros,etc..Apesar de existirem e terem sido explorado vários tipos de materiais, sempre haverá possibilidade de criação de algo novo e atraente nesse campo, aumentando o efeito do tarbalho no ponto de venda. Quanto aos requisitos para bom resultado com merchandising no ponto de venda precisamos seguir algumas regras éticas como:
  • Obedecer ao lay out da loja:estar na direção do fluxo,ser de fácil acesso e ficar em local amplo de compra, já o produto deve estar bem visível e disponível ao público e o material(ou exposição) deve ser criativo, causando impacto e fácil memorização,graça e originalidade.Deve ser funcional mais de simples e de fácil colocação e remoção,pois não deve conflitar para ser facilmente percebido com Constancia de um ambiente agradável
  • Merchandising fora do ponto de venda,são as ações de comunicação utilizando materiais promocionais que , até pouco tempo, eram chamadas de propaganda alternativa, vem sendo consideradas por autores e pelo marcado como ações de merchandising.Claro, que estas ações não visam a venda do produto, muito menos, provocar o impulso de compra deve ser demostrado em suas verdadeiras formas de uso e consumo,naturalmente, passando credibilidade e aceitação por parte do espectador.O none do produto deve ser demostrado em suas verdadeira utilização. Seu único objetivo é a lembrança de marca reforçando a imagem institucional do produto, serviço e da empresa. Alguns para o Ponto de venda, além das faixas de rua,placas,blimps,balão de ar quente,adesivos,toalhas ,guarda sol,brindes de efeito,multiplicador,viseiras,bonés,camisetas,sacolas,mochilas,canetas,etc...esses exemplos serão melhor abordados na postagem a frente.
  • Merchandising eletrônico, existe outro tipo de comunicação difundido no mercado e muito utilizado pela televisão,cinema e internet que é a inserção de produtos ou serviços em novelas ,seriados ,filmes,blogs, etc.. que é denominado, também merchandising eletrônico(nome correto:exibitécnica). Até mesmo em programas ao vivo e gravados vemos comerciais disfarçados.São ações de comunicação de muito efeito, pelas suas caracteristica, e que em virtude de pegar o espectador desprevenido resultam em menor índice de disperção, além de disporem de mais tempo para exposição e demostração do produto. Por outro lado. o excesso de utilização vem causando certos índice de rejeição por parte do publico que se considera enganado e obrigado a ver um comercial de produto em um momento indesejável. Requisitos para que o merchandising eletrônico tenha sucesso:Ser discreto e fazer parte da cena . O aparecimento do produto nas situações citadas não deve ser ostensivo nem agressivo e deve fazer parte do roteiro, explorando situações naturais previstas nas cenas. Criar cenas para mostrar um produto pode parecer falso para o expectador e gear reação negativa..O produto deve ser demostrado em suas verdadeiras formas de uso e consumo, naturalmente,passando credibilidade e aceitação por parte do espectador.O nome do produto não deve ser mencionado em novelas e filmes, podendo vê-los nos programas de auditório, bem como distribuídos.Os personagem na novela e no filme, de caráter negativo, possa ser associado a do produto, prejudicando-o.Os objetivos visados pela empresa ao usar essa foram de comunicação são:Difundir o uso do produto,fortalecendo a sua imagem no mercado:Explorar o testemunhal e a associação do ator ou apresentador com o produto:Introduzir o uso do produto no cotidiano das pessoas ;Ampliar o volume de divulgação e o numero de impactos no publico , fortalecendo a lembrança da marca.

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