Exposição promocional(ou em ponto promocional/merchandising) :Carateriza-se pela exposição do produto fora de seu local habitual(gondola ou prateleira) de forma especial, destacando-o pela visualisação e arrumação e importante que a exposição deva seguir algumas regras que utilizarei como exemplos segundo Joaquim Caldeiras (Editora Atlas 1990):
- Os produtos devem ganhar destaque
- Devem ser expostos em locais de fluxo e tráfego
- Deve passar a sensação de vantagem(preço ou condição pagamento)
- A exposição deve ser destacada no ambiente onde está
- Deve dar a sensação de grande número de unidades de produto
- Deve irradiar beleza,simpatia,charme e prender a atenção do consumidor, dando a ele a impressão de que o produto está indo ao encontro dele.
- A exposição promocional garante excelentes resultados ao produto, proporciona facilidades ao consumidor e beneficios para distribuidor/varejista, tais como:
- Transforma a comunicação do produto em vendas
- Transformar o ambiente em algo vivo e dinâmico quebrando a monotonia das compras, dando prazer a elas , tornado as mais fáceis e rápidas
- Reforço da fidelidade à marca, reforçando sua lembrança e induzindo o consumidora adquirí-lá
- Aumenta o giro do produto, estimulando a compra por impulso
- Atrair o consumidor, ampliando a fidelização á loja e proporcionando melhores vendas e lucro para distribuidor
- A exposição promocional é feita através do produto e do uso de material promocional(de merchandising)podendo ainda ser acrescida da ação de promotores argumentando sobre o produto e ações de demostração e degustação (nos casos possíveis)
- Obedecer ao lay out da loja:estar na direção do fluxo,ser de fácil acesso e ficar em local amplo de compra, já o produto deve estar bem visível e disponível ao público e o material(ou exposição) deve ser criativo, causando impacto e fácil memorização,graça e originalidade.Deve ser funcional mais de simples e de fácil colocação e remoção,pois não deve conflitar para ser facilmente percebido com Constancia de um ambiente agradável
- Merchandising fora do ponto de venda,são as ações de comunicação utilizando materiais promocionais que , até pouco tempo, eram chamadas de propaganda alternativa, vem sendo consideradas por autores e pelo marcado como ações de merchandising.Claro, que estas ações não visam a venda do produto, muito menos, provocar o impulso de compra deve ser demostrado em suas verdadeiras formas de uso e consumo,naturalmente, passando credibilidade e aceitação por parte do espectador.O none do produto deve ser demostrado em suas verdadeira utilização. Seu único objetivo é a lembrança de marca reforçando a imagem institucional do produto, serviço e da empresa. Alguns para o Ponto de venda, além das faixas de rua,placas,blimps,balão de ar quente,adesivos,toalhas ,guarda sol,brindes de efeito,multiplicador,viseiras,bonés,camisetas,sacolas,mochilas,canetas,etc...esses exemplos serão melhor abordados na postagem a frente.
- Merchandising eletrônico, existe outro tipo de comunicação difundido no mercado e muito utilizado pela televisão,cinema e internet que é a inserção de produtos ou serviços em novelas ,seriados ,filmes,blogs, etc.. que é denominado, também merchandising eletrônico(nome correto:exibitécnica). Até mesmo em programas ao vivo e gravados vemos comerciais disfarçados.São ações de comunicação de muito efeito, pelas suas caracteristica, e que em virtude de pegar o espectador desprevenido resultam em menor índice de disperção, além de disporem de mais tempo para exposição e demostração do produto. Por outro lado. o excesso de utilização vem causando certos índice de rejeição por parte do publico que se considera enganado e obrigado a ver um comercial de produto em um momento indesejável. Requisitos para que o merchandising eletrônico tenha sucesso:Ser discreto e fazer parte da cena . O aparecimento do produto nas situações citadas não deve ser ostensivo nem agressivo e deve fazer parte do roteiro, explorando situações naturais previstas nas cenas. Criar cenas para mostrar um produto pode parecer falso para o expectador e gear reação negativa..O produto deve ser demostrado em suas verdadeiras formas de uso e consumo, naturalmente,passando credibilidade e aceitação por parte do espectador.O nome do produto não deve ser mencionado em novelas e filmes, podendo vê-los nos programas de auditório, bem como distribuídos.Os personagem na novela e no filme, de caráter negativo, possa ser associado a do produto, prejudicando-o.Os objetivos visados pela empresa ao usar essa foram de comunicação são:Difundir o uso do produto,fortalecendo a sua imagem no mercado:Explorar o testemunhal e a associação do ator ou apresentador com o produto:Introduzir o uso do produto no cotidiano das pessoas ;Ampliar o volume de divulgação e o numero de impactos no publico , fortalecendo a lembrança da marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário