sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Marketing Mix no ponto de Venda

    Os bens de consumo são distribuídos pelos varejistas intermediários que servem de elo entre os produtores e os consumidores e tornam mais eficientes as trocas entre ambos. Os varejistas também podem adicionar valor às trocas por torná-las mais agradáveis.
     Kotler,em Princípios de Marketing(1997) coloca"o varejo engloba todas as atividades de venda de bens e serviço diretamente para consumidores finais, para seu uso pessoal, não relacionado a negócios".
       O ponto de venda é a arena onde consumidor tem a oportunidade de concretizar a compra, seja ele virtual (pretendo abordar como tema principal em uma nova postagem)  ou lojas/convecional, isto é: contando com espaço físico para exposição de produtos.
       É no varejo covencional que o contato direto entre produto e consumidor se dá, iniciando de forma concreta as inter-relação entre eles.A área de vendas da loja é o cenário para aquisição de um pelo outro.
       É nesse momento que o ponto de venda, seja ele virtual ou não, vem sendo analisado como influenciador, proporcionando combinações estratégicas que se adeqúem ao mercado-alvo e levem os clientes a comprarem.
        Enquanto canal de distribuição, o ponto de venda se destaca na sua forma direta no trato com o cliente, onde suas atividades são totalmente voltadas para o consumidor final.
        As diversas maneiras pelas quais os profissionais de marketing se comunicam com seus clientes atuais e potenciais são chamadas comunicação de marketing,
        Eles tentam aumentar as vendas e lucros ou alcançar outras metas.Para isto comunicam as vantagens superiores de seus produtos, seus custos mais baixos ou certa combinação entre beneficios essenciais para que os clientes os adquiram.
         A promoção no ponto de venda se carateriza por cercar o produto de ações de estimulo à compra, tendo em vista o destaque a este implementado desassociando-o da concorrência, enxergando como uma boa oportunidade de melhorar o desempenho nas vendas.
         E como estratégia para enfrentar também a chegada de novos concorrentes. Por isso, pode fazer a diferença na decisão por parte do consumidor de levar, ou não, o produto para casa. Para tanto, o fornecedor e o varejista se unem para estarem em sintonia com os objetivos de cada promoção e alavancar vendas.
           Ações promocionais no ponto de venda, podemos nos basear em pesquisas realizadas por institutos que pesquisam  e reúnem as empresas especializadas em marketing no ponto de venda, mostra a importância do merchandising no varejo.Os números obtidos fizeram com que muitas empresas tivessem que repensar seus investimentos em marketing.Esses resultados mostram que apenas 15% dos consumidores vão ao mercado com intenção de compra de marcas prevista. Outros 12% planejam a compra,mas não a marca do produto, que é escolhida no momento da compra. Entretanto, 73% dos consumidores decidem a compra e a marca que vão adquirir no ponto de venda.É surpreendente que 85% dos consumidores decidem sobre a marca no ponto de venda.Após presentação deste números deram mais status ao merchandising, comprovando que a batalha pelo consumidor é ganha ou perdida no ponto de venda.O consumidor pode ver a marca TV/internete ou outros meios de comunicação, mas também precisa vê-la ao vivo.O melhor ponto de atração ainda e demostração/teste de produto/degustação/amostras/etc.., pois ela faz contato direto com público.
           Os tipos de merchandising são armas eficazes na luta corpo a corpo no ponto de venda, porque o impulso de compra(ou compra por impulso) é uma atitude comportamental adotada por qualquer individuo(veremos este assunto com profundidade, mais á frente) perante determinados produtos no momento de decidir pela sua compra.Este comportamento vem se acentuando em nossos dias em função das atribuições e o pouco tempo de que  dispõem as pessoas para realizar as compras.As ações realizadas no ponto de venda, por fim, estimularão esse impulso final de compra  induzindo o consumidor a preferir a marca que estiver melhor exposta e que conseguir estimulá-lo com maior ênfase.
            Os tipos de merchandising , e os itens anteriores que enfatizamos  o merchandising  que ocorre no ponto de venda e a função principal a destacar o produto aos "olhos" do consumidor levando-o a compra.Entretanto,é preciso mencionar a existência de outras atividades que ocorrem fora do ponto de venda que o próprio mercado denominou-as de merchandising e simplismente, não podemos ignorá-las, ao contrario, devemos analisá-los e explicar quais são, como funcionam, como devem ser aplicadas e que os resultados podem ser encontrados com sua utilização.

 

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